Entre Sardinhas, Manjericos e Balões: o Santo António e São João em Portugal

Os Santos Populares são uma das maiores tradições de Portugal, que celebram os padroeiros de várias cidades e localidades no mês de junho. Como apaixonado por viagens e curioso que sou, tive a oportunidade de conhecer duas das festas mais famosas e animadas do país: o São João do Porto e o Santo António de Lisboa.

 

No ano passado, fui a Lisboa celebrar o santo casamenteiro, na véspera do dia de Santo António. Fiquei encantado com a atmosfera festiva que se sentia nas ruas dos bairros populares, como Alfama, Graça, Bica e Mouraria. As casas estavam enfeitadas com fitas, balões e manjericos, as pequenas plantas aromáticas que se oferecem aos namorados com quadras populares.

Nas esquinas, havia grelhadores a assar sardinhas, que se comiam com pão e acompanhavam com vinho tinto ou sangria. O cheiro era irresistível e o sabor delicioso.

A música também era constante, desde as marchas populares que desfilavam pela Avenida da Liberdade, até aos grupos de música ao vivo ou DJs que animavam os arraiais. Também assisti à procissão de Santo António, que saiu da sua igreja em Alfama, junto à Sé, onde ele terá nascido, por volta de 1195. Foi um momento de fé e devoção, que contrastava com a alegria e a folia das festas.

Sto António, Lisboa


Este ano, decidi ir ao Porto, no dia 23 de junho, véspera do dia de São João, o santo mais venerado da cidade invicta. A festa era semelhante à de Lisboa em cor e animação, mas com algumas diferenças. Uma delas era o uso dos martelinhos de plástico ou dos alhos-porros, que se usavam para bater na cabeça dos outros como forma de cumprimento ou brincadeira. Outra era o lançamento dos balões de ar quente, que iluminavam o céu escuro. E ainda o fogo-de-artifício que era lançado à meia-noite em pleno rio Douro, criando um espetáculo deslumbrante.

A festa continuou noite dentro nos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira e Massarelos. Comi caldo verde e bifanas, bebi cerveja e vinho do Porto, cantei e dancei até não poder mais. A noite acabou na praia, onde vi o sol nascer e tomei um banho refrescante, como manda a tradição.

São João, Porto


O mês de junho é sem dúvida uma excelente ocasião para visitar Portugal. Como português que sou, nunca tinha vivido os Santos populares nas zonas onde a tradição é muito forte. Espero no próximo ano poder celebrar o São Pedro e deixar-vos a minha experiência. Entretanto, já sabem, Santos populares em Portugal é comida boa e animação garantidas.

Boas viagens!

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo