Uma viagem pelos sabores e aromas do vinho português

Falar de Portugal e não falar de vinho é impossível. Portugal é um país com uma forte tradição vitivinícola, e os seus vinhos são reconhecidos em todo o mundo pela sua qualidade.

Se gosta de vinho e de viajar, não pode perder a oportunidade de conhecer as regiões onde se produzem os melhores néctares portugueses, e desfrutar das paisagens, do património, da cultura e das gentes que aqui vivem.

Vou deixar-lhe alguns pontos imperdíveis para fazer enoturismo em Portugal, e os melhores vinhos que poderá provar.


Minho

O Minho é a região dos Vinhos Verdes. Contrariando o nome, esses vinhos não são verdes, mas sim jovens e refrescantes. Aproveite o clima atlântico e visite as vinhas situadas entre belas paisagens verdejantes.

Delicie-se com um copo de Vinho Verde acompanhado de pratos de peixe e marisco frescos.

Nesta região, pode encontrar inúmeros solares e casas senhoriais que oferecem experiências de enoturismo, onde pode provar os vinhos e outros produtos locais, como queijos, compotas e doçaria artesanal.

Aproveite também para conhecer as cidades históricas desta região, como Braga e Viana do Castelo, ou desfrutar da natureza no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

 

Douro e Porto

O Douro é a região onde se produz o famoso vinho do Porto.

Aqui, pode admirar as incredíveis paisagens do vale do Douro, onde o homem construiu socalcos para plantar vinha. Esta paisagem é tão única que foi classificada pela Unesco como Património Mundial.

Para conhecer melhor esta região, pode optar por um cruzeiro no rio Douro, que lhe permitirá visitar algumas das quintas mais emblemáticas ligadas à produção dos vinhos do Douro e do Porto. Pode também ficar alojado numa destas quintas, e participar nas vindimas durante os meses de setembro e outubro.

Ao visitar o Douro, uma visita à cidade do Porto cai sempre bem. A cidade que dá nome ao vinho, e onde ficam as famosas caves onde o vinho envelhece em barris de madeira. Aqui, pode fazer uma visita guiada e uma prova de vinhos, aprender mais sobre a história e o processo de produção deste vinho.

Paisagem sobre o Rio Douro

Alentejo

Conhecida como uma das maiores regiões vitivinícolas de Portugal, no Alentejo são produzidos vinhos tintos e brancos, de grande qualidade. Aqui, pode encontrar diversas unidades de enoturismo, muitas delas associadas ao turismo rural e a hotéis de charme em localizações privilegiadas.

Uma das formas mais interessantes de explorar esta região é através da Rota dos Vinhos do Alentejo, que abrange oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Évora, Granja-Amareleja e Moura. Nesta rota, pode visitar as adegas e as vinhas, provar os vinhos e a gastronomia alentejana, e conhecer o património histórico e cultural desta região.

Não perca a oportunidade de visitar Évora, uma cidade classificada como Património Mundial pela Unesco, que conserva vestígios de várias épocas, desde o Templo Romano até à Capela dos Ossos. 

Alentejo

Madeira e Açores

Os Arquipélagos da Madeira e dos Açores produzem vinhos de grande qualidade e singularidade, graças às suas condições climáticas e geográficas.

Na Madeira, pode provar o vinho da Madeira, um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da ilha. Este vinho, símbolo da Madeira em todo o mundo, tem quatro tipos principais: Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia. Pode visitar as caves onde o vinho é armazenado e envelhecido, e fazer uma prova.

Nos Açores, a cultura da vinha é feita apenas em três ilhas: Graciosa, Terceira e Pico. Nesta última, pode encontrar uma paisagem única, onde as vinhas são plantadas nas fendas da rocha vulcânica, junto ao mar, protegidas por muros de pedra basáltica. Esta paisagem também é Património Mundial da Unesco, e produz vinhos brancos de grande qualidade. Para além disso, também pode visitar as adegas e os museus dedicados ao vinho e provar os vinhos frescos, salinos e minerais que aqui se produzem.

Paisagem da Cultura Vinha da Ilha do Pico

Estas são apenas algumas sugestões de locais para quem procura enoturismo em Portugal, mas há muito mais para descobrir. Cada região do país possui características únicas que se refletem na riqueza e diversidade dos seus vinhos.

Seja qual for a época do ano ou a região escolhida, prepare-se para se deliciar com os vinhos portugueses e pela sabedoria das gentes que os produzem.

Boas viagens!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo