Planear férias: Dificuldades e como superar

 
Viajar é uma das melhores coisas da vida. Quem não gosta de sair da rotina, conhecer novos lugares e culturas, aprender coisas novas, relaxar e divertir-se? No entanto, planear as férias nem sempre é fácil. Há muitas coisas a considerar, como escolher o destino, definir o orçamento, conciliar as agendas, reservar os serviços, etc. E se viajarmos acompanhados, com o parceiro, os filhos ou os amigos, ainda temos de levar em conta os seus interesses e preferências.
Neste artigo, deixo-lhe dicas para ultrapassar as principais dificuldades, para que planear as suas próximas férias seja simples e agradável.
 
A primeira dificuldade é escolher o destino. Há tantos lugares maravilhosos para visitar que às vezes ficamos indecisos ou confusos. Para facilitar esta decisão, deixo-lhe algumas dicas:
  • Decidir o tipo de viagem que queremos fazer: praia, campo, cidade, aventura, cultura, etc.
  • Pesquisar sobre os destinos que nos interessam: clima, custo de vida, atrações turísticas, segurança, etc.
  • Comparar os prós e contras de cada destino: distancia, preço, disponibilidade, etc.
  • Escolher o destino que mais se adapta ao nosso gosto e orçamento.
A segunda dificuldade é definir o orçamento. Viajar implica gastar dinheiro com transporte, alojamento, alimentação, atividades, etc. Para não ficarmos endividados ou arrependidos depois das férias, devemos ter uma noção clara de quanto podemos e queremos gastar. Para isso, podemos seguir estes passos:
  • Fazer uma estimativa dos custos da viagem:  transporte, reservas de hotel ou outro tipo de alojamento, alimentação diária, entradas em museus ou parques temáticos, etc.
  • Definir o orçamento que temos disponível.
  • Começar a poupar: planeie a viagem com antecedência definindo uma meta de poupança.
  • Marcar a viagem e reservar alojamento com antecedência: aproveitar as promoções e descontos.
A terceira dificuldade é conciliar as agendas. Se viajarmos sozinhos, podemos escolher a data e a duração das férias sem problemas. Mas se viajarmos com outras pessoas, temos de coordenar as nossas disponibilidades. Isto pode ser complicado se trabalharmos em empresas diferentes ou tivermos filhos em idade escolar. Para resolver esta questão:
  • Ter uma política de planeamento de férias bem desenhada.
  • Planear o período de férias com antecedência: comunicar ao empregador ou ao departamento de recursos humanos a data em que pretendemos tirar férias.
  • Emitir o aviso de planeamento de férias adequadamente: seguir as normas legais e internas para informar sobre as férias.
Para concluir, planear as férias é uma tarefa que requer tempo, atenção e organização. Mas com algumas dicas simples, podemos tornar este processo mais fácil e divertido. Assim, poderemos aproveitar ao máximo as nossas férias, sem stress nem preocupações. Se anda com dificuldade em escolher o destino, sugiro-lhe que consulte a DareYou Spot Green, não é uma novidade por aqui, já a sugeri noutras ocasiões, mas tenho usado bastante nos últimos tempos e tem sido uma surpresa agradável.

O que é que está à espera? Não perca tempo e comece já a planear as suas férias com estas dicas. Boas Viagens!

Arábia Saudita







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo