Os melhores trilhos de natureza para iniciantes em Portugal

 Portugal é um país repleto de paisagens naturais, que convidam a explorar e a desfrutar da natureza. Se começou agora a caminhar, mas não tem muita experiência ou preparação física, não se preocupe, há trilhos para todos os gostos e níveis de dificuldade, que vão desde os mais fáceis e curtos, até aos mais desafiantes e longos.  

Neste post, sugiro alguns dos melhores trilhos de natureza para iniciantes em Portugal, que você pode fazer de norte a sul do país. 

 

Comecemos a norte, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma das áreas protegidas mais bonitas e importantes de Portugal. Aqui, pode encontrar vários percursos pedestres, que passam por montanhas, vales, rios, cascatas e aldeias típicas.  

Deixo como sugestão o Trilho dos Moinhos de Parada (link), na aldeia de Lindoso. Com cerca de 9 km de extensão e uma duração aproximada de 4 horas, este trilho permite observar a fauna e a flora do parque, bem como apreciar a paisagem imponente da Serra Amarela. Com um pouco de sorte poderá cruzar-se com um corço, uma águia-real ou tartaranhão azulado, entre muitas outras espécies que fazem deste Parque o seu refúgio.  

O percurso parte da localidade de Parada e permite visitar o famoso Poço da Gola, uma piscina natural muito procurada na região. 

Descendo um pouco, chegamos ao centro do país, onde se destaca a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental. Aqui, além da neve no inverno, há também muitos trilhos para caminhar durante todo o ano. Um dos mais acessíveis é o Trilho das Faias, que tem cerca de 5 km de extensão e uma duração aproximada de 2 horas. Este trilho percorre uma zona florestal, onde se podem ver várias espécies de árvores, como faias, carvalhos e castanheiros. 


montanhas verdes e marrons sob o céu azul durante o dia
Serra da Estrela


Seguindo para sul, chegamos à região do Alentejo, conhecida pelas suas planícies douradas e pelo seu clima quente. Aqui, uma sugestão muito interessante para quem gosta de natureza é a PR3 MTL- As Margens do Guadiana (link). Com cerca de 9.55 km de extensão, com um nível de dificuldade baixo, este trilho segue até às margens do rio Guadiana, num percurso que permite o contacto com várias espécies de fauna e flora. 

Por último, mas não menos interessante, no Algarve, a região mais turística e procurada pelos amantes de sol e mar, há também trilhos interessantes que permitem descobrir outras peculiaridades desta região.  

Uma boa opção é o Percurso da Mata de VRSA (link). Com cerca de 12km, este trajeto é de dificuldade baixa e percorre uma das últimas manchas florestais do litoral algarvio.  

Com cerca de 435 hectares, esta mata foi criada 1902. Aqui é possível ver espécies como chapins, coruja-do-mato e o andorinhão-preto, entre muitas outras. 

Um trajeto com uma paisagem variada, entre mata e praia, que certamente o irá surpreender. Estas são apenas algumas sugestões em Portugal continental, no entanto, existem muitas outras.  

 

Se você gosta de caminhar, não hesite em calçar as botas e partir à aventura, certamente que vai ficar surpreendido com as paisagens que vai encontrar e com as sensações que vai viver.  

Boas caminhadas! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo