Trilhos Desconhecidos - Natureza

Portugal é um país que surpreende pela sua diversidade natural e cultural. Além dos destinos mais famosos e procurados pelos turistas, há muitos outros lugares que escondem paisagens deslumbrantes, património histórico e tradições locais.  

Neste post, vou partilhar cinco trilhos de natureza menos conhecidos em Portugal, que são ideais para quem gosta de caminhar, respirar ar puro e explorar novos horizontes. 

 

Montesinho: O Parque Natural de Montesinho, localizado no nordeste transmontano, é um dos maiores e mais preservados parques naturais de Portugal. Aqui pode encontrar aldeias típicas, onde se mantêm as tradições e os costumes rurais, e uma natureza selvagem, onde habitam espécies como o lobo, o javali, o veado, a águia-real e o gato-bravo.  

Um dos trilhos mais fascinantes, na minha opinião, é o PR11 – O Lado Português de Rio de Onor, que tem cerca de 7km e percorre uma transfronteiriça do Parque. Esta rota merece especial destaque não apenas pela natureza envolvente, mas pelas características desta zona transfronteiriça e todas as suas especificidades. 

 

Arrábida: O Parque Natural da Arrábida, situado entre Setúbal e Sesimbra, é uma das áreas protegidas mais bonitas de Portugal. Aqui pode encontrar praias de areia branca e água azul-turquesa, falésias imponentes, bosques de sobreiros e carvalhos, e uma fauna e flora ricas e variadas.  

Um dos trilhos mais recomendados é o PR2 STB Alto do Formosinho(https://www.dareyouspot.com/Routes/Details/433, que tem cerca de 8 km e percorre a encosta sul da Serra, até ao Pontinho. 

O trajeto permite conhecer esta zona limite do Parque Natural e visitar locais como o castelo dos Mouros e a Nossa Senhora da Arrábida. 

Parque Natural da Arrábida 

Sintra: A vila de Sintra, classificada como Património Mundial da UNESCO, é um dos lugares mais encantadores e mágicos de Portugal. Aqui pode encontrar palácios, castelos, quintas, jardins e parques que revelam a influência de diferentes épocas e estilos artísticos.  

Um dos trilhos mais surpreendentes é o PR10 SIN - Trilho da Peninha, que tem cerca de 6 km e percorre as paisagens da Serra de Sintra, numa zona mais rural, onde é possível admirar a paisagem do litoral, desde o Cabo Espichel até às Berlengas. 

 

Alqueva: O Alqueva, no Alentejo, é o maior lago artificial da Europa, criado pela barragem do rio Guadiana. Aqui pode encontrar aldeias históricas, castelos medievais, igrejas, museus, e uma paisagem de planície, montado e olival.  

Um dos trilhos mais interessantes é o PR 1 PRL Amieira a Alqueva com o Lago a seus pés (https://www.dareyouspot.com/Routes/Details/127), que tem cerca de 18 km e percorre as margens da albufeira, terminando na Aldeia de Alqueva. 

Alqueva

São Miguel: A ilha de São Miguel, nos Açores, é um destino de sonho para amantes de natureza. Aqui pode encontrar lagoas de origem vulcânica, fumarolas, caldeiras, geiseres, cascatas, florestas, pastagens e uma costa recortada. Um dos trilhos que merece especial destaque é o Percurso da Janela do Inferno (https://www.dareyouspot.com/Routes/Details/17). Esta rota circular sugere um trajeto por vários tuneis, num trajeto de cerca de 7km numa verdadeira viagem pela natureza da ilha. 

 

 

Estes são apenas alguns dos trilhos de natureza menos conhecidos em Portugal que pode experimentar e desfrutar.  

Existem muitos mais. Eu usei a DareYou Spot como guia e inspiração e deixei até alguns links. Espero pelas suas partilhas nos comentários 

Portugal é um país cheio de tesouros naturais e culturais, que merecem ser vividos e partilhados. Seja qual for o seu nível de experiência ou preferência, há um trilho à sua medida. Boas caminhadas! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo