Descobertas Inesperadas: Uma Viagem pelos Museus

Viajar é descobrir, e que melhor maneira de explorar a história e a cultura do que através dos museus?  

Dia 17 de Maio assinala-se o Dia Internacional dos Museus e não poderia deixar de assinalar esta data. Neste post, convido-o a juntar-se a mim numa jornada que revela não só as maravilhas do mundo, mas também os tesouros escondidos de Portugal. 

 

Comecemos pela vibrante Lisboa, onde o Museu Nacional do Azulejo nos conta a história de Portugal através da arte cerâmica. Este espaço exibe uma coleção impressionante que retrata cinco séculos de azulejaria, desde peças mouriscas até às mais contemporâneas. 

 

Não muito longe, o Museu Calouste Gulbenkian oferece um oásis de arte e natureza. Aqui, pode admirar desde antiguidades egípcias e greco-romanas até obras-primas da arte europeia, num ambiente que convida à reflexão. 


Museu Calouste Gulbenkian 


Mais a norte, no Porto, o Museu de Serralves destaca-se como um dos mais importantes espaços de arte contemporânea em Portugal. Com uma arquitetura tão cativante quanto as obras que abriga, Serralves é um ponto de encontro entre a natureza e a inovação artística. 

 

Mas deixemos Portugal e viajemos pelos Museus do Mundo. 

Partimos de Londres, onde o British Museum nos espera com sua coleção enciclopédica.  

Você sabia que a Pedra de Roseta, chave para decifrar os hieróglifos egípcios, está exposta aqui? Ou que o museu abriga a maior coleção de múmias fora do Egito? 

British Museum 

Em Berlim, o Museu de Pérgamo impressiona com suas reconstruções monumentais, como o Portão de Ishtar e o Altar de Pérgamo. É uma viagem no tempo que nos leva às civilizações antigas da Mesopotâmia e da Grécia. 

 

E não podemos esquecer o Museu Egípcio, em Cairo, que guarda tesouros como o busto de Nefertiti e o tesouro de Tutancâmon. Cada objeto conta uma história, cada sala é um capítulo da história humana. 

 

Já tem planos para o Dia Internacional dos Museus? Porque não explorar o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, que possui a maior coleção de carruagens reais do mundo? Ou talvez o Museu Marítimo de Ílhavo, que celebra a ligação de Portugal com o mar e a sua herança pesqueira? 

Mas o Dia Internacional dos Museus é o dia ideal para visitar estes espaços, uma vez que são várias as atividades, um pouco por todo o país, com museus com entrada gratuita, que oferecem atividades que vão desde teatro e dança, até concertos e visitas guiadas. 

Cada museu é um portal para outro lugar e tempo, uma oportunidade de ver o mundo através dos olhos de outras culturas e épocas. No Dia Internacional dos Museus, celebre a riqueza da nossa herança coletiva e descubra algo novo sobre os lugares que pensava conhecer. 

 

Espero que este texto o inspire a aproveitar este dia especial para explorar os museus, seja em Portugal ou em qualquer outro lugar do mundo. E se tiver mais curiosidades ou histórias sobre museus, partilhe-as connosco nos comentários. 

 

Boas viagens! 










Museu Marítimo de ílhavo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo