Caminhar com uma App

 Como sabem, durante a semana passada foram as festas dos Santos Populares e depois das celebrações aproveitei a escapadinha que dei até Lisboa para disfrutar um pouco das redondezas do centro do país.

Durante a visita, aproveitei para por à prova a DareYou Spot e aventurar me por uma caminhada no trilho PR3 STB, o trilho do Portinho da Arrábida. 

Depois de ter feito a minha consulta das características da rota (oscilação de altitudes, distancia, percurso e nível de dificuldade) disponíveis na app tratei de toda a preparação que antecede o percurso. Reuni o equipamento necessário, mochila, água e um lanche. Pronta para a aventura, dirigi-me ao ponto de partida do percurso indicado no mapa que também é disponibilizado na aplicação.

O percurso que fiz é linear e segue sempre um caminho à beira-mar, este trajeto é ideal para iniciantes e a vista sobre o Parque Natural da Arrábida é um incentivo extra.

Fiz me ao caminho e dirigi-me para São Lourenço (Distrito de Setúbal) para iniciar a minha jornada, como não estava familiarizada com a área ativei a minha partilha de localização com a DareYou Spot e alertei a minha amiga que iria fazer este trilho, para o caso de algum imprevisto poder surgir. Isto é algo que aconselho sempre a quem está a iniciar atividades de caminhada, mesmo que o percurso seja aparentemente fácil é sempre importante informar alguém de onde iremos estar e esta é uma funcionalidade que apreciei imenso e que destaco, uma vez que geralmente é paga e aqui é disponibilizada de forma totalmente gratuita.

 

 O primeiro ponto de paragem foi apenas 5 minutos depois da partida para visitar a Estação Arqueológica do Creiro. Aqui, visitei um dos complexos industriais de produtos piscícolas da zona de Setúbal. Este local também é parte da Cetóbriga romana.

Segui o caminho sempre acompanhada de uma vista inspiradora, onde o azul do mar contrasta com o verde da Arrábida e aproveitei para registar o momento com algumas fotos.

O trajeto foi em grande parte em pavimento liso e sem circulação de veículos o que tornou a experiência mais aprazível e segura.

Num instante, estava no meu segundo ponto de paragem, o Forte de Santa Maria onde está alojado o Museu Oceanográfico Luís Saldanha. Aproveitei para saber mais à cerca da biodiversidade da reserva marinha do Porto da Arrábida.  


Ao sair do museu, retomei a minha rota conforme indicado no mapa. Uma vantagem da DareYou Spot é que é possível ver a nossa localização conforme nos deslocamos no trilho, o que facilita a que não existam desvios devido a leituras erradas do mapa e também permite que possamos acompanhar o trilho que já percorremos e quanto falta para a reta final.

A última paragem foi na Capela de Santa Margarida. Erguida numa espécie de gruta rochosa é uma experiência diferenciada e muito interessante.


Continuando a caminhada, o trilho começou a descer em direção a uma zona mais arborizada. A sombra das árvores proporcionava um alívio bem-vindo, depois do sol que começava a aquecer.

A rota tinha apenas 2.54 km mas assim que cheguei ao final do trajeto vi, através da imagem satélite do mapa disponibilizada na aplicação, que havia um caminho que me levava exatamente até à Praia de Apertucho e decidi descer até lá.

Esta foi a forma perfeita de terminar o percurso, a praia estava praticamente deserta e o som das ondas a bater nas pedras claras em conjunto com as águas turquesa do Portinho da Arrábida, foi o final ideal para esta experiência maravilhosa!

O PR3 STB Portinho da Arrábida não é apenas uma caminhada, é uma imersão na beleza natural e histórica da região. Cada passo trouxe-me uma nova descoberta e uma renovada visão da Serra da Arrábida. Saí de lá com a alma revigorada e a promessa de voltar em breve, juntamente com a minha nova fiel companheira de caminhadas a DareYou Spot!

 

Partilho os links para os mais curiosos 😉

Play Store

App Store




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo