Viagens Históricas – Portugal

Desde o período romano, até aos descobrimentos, cada recanto de Portugal guarda segredos e histórias fascinantes.

Portugal é um país onde o passado e o presente se entrelaçam de maneira harmoniosa, oferecendo aos viajantes e apaixonados de história uma oportunidade única de a explorar através das suas paisagens encantadoras e cidades pitorescas. Entre castelos medievais, mosteiros majestosos e vilas antigas que contam a saga de uma nação forjada por conquistas, cultura e tradição, preparem-se para embarcar numa jornada no tempo e venham descobrir os tesouros históricos que fazem de Portugal um destino irresistível.

Guimarães - Conhecido como o "berço de Portugal", o castelo de Guimarães é onde terá nascido D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. A estrutura medieval é um dos mais importantes símbolos da fundação da nacionalidade portuguesa.

Considerada uma das mais importantes povoações castrejas da Península Ibérica, a Citânia de Briteiros data da Idade do Ferro e foi habitada até à época romana.

No local os exploradores podem observar casas circulares e muralhas defensivas bem preservadas, além de um pequeno museu no local.

Castelo de Almourol - Localizado numa ilha no rio Tejo, este castelo é um dos mais pitorescos de Portugal. Construído pelos Templários, no século XII, Almourol está envolto em mistério e lendas, muitas delas ligadas aos cavaleiros templários e aos segredos que aqui guardaram.

Arcos de Valdevez - Localizada no norte de Portugal, esta vila histórica é conhecida pela sua beleza natural e pelo seu papel na história medieval de Portugal. A vila tem uma série de igrejas antigas, pontes e edifícios históricos.

Alguns pontos a não perder são a Ponte da Vila e o Paço de Giela, conhecidos pela sua arquitetura medieval e renascentista e a Igreja Matriz de Arcos de Valdevez notável pela sua fachada barroca e pelos interiores ricamente decorados.

Piódão - Conhecida pelas suas casas de xisto, a pitoresca Aldeia Histórica de Piódão situa-se nas encostas da Serra do Açor. As suas ruas estreitas e íngremes e a igreja branca, contrastam com as casas de pedra escura pontuadas por pormenores azuis, criando uma imagem de conto de fadas, não fosse esta conhecida como aldeia presépio.

Mosteiro dos Jerónimos - Fundado no século XVI, por iniciativa de D. Manuel I, o Mosteiro dos Jerónimos é um dos mais impressionantes exemplos da arquitetura manuelina em Portugal. Construído para comemorar o regresso de Vasco da Gama da Índia e para abrigar os monges da Ordem de São Jerónimo, o mosteiro é um Património Mundial da UNESCO.

Mosteiro de Santa Maria da Vitória - Mais conhecido como Mosteiro da Batalha, foi encomendado pelo rei D. João I para celebrar a vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano é um exemplo excecional da arquitetura gótica e manuelina.

Conímbriga – Considerada uma das maiores e mais bem preservadas cidades romanas de Portugal Conimbriga surpreende com casas elaboradas, com mosaicos, banhos públicos, um fórum e um anfiteatro.

 

Estes são apenas alguns dos diversos pontos históricos que poderão explorar em Portugal que certamente o irão transportar numa verdadeira viagem no tempo.

Estes sítios não oferecem apenas um vislumbre fascinante do passado de Portugal, mas também são importantes recursos educativos e turísticos, permitindo que os visitantes explorem e aprendam sobre as diferentes civilizações que habitaram a região ao longo do tempo.

Boas viagens!

Mosteiro dos Jerónimos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Jardins Mais Bonitos de Portugal: Um Roteiro para os Amantes da Natureza

Sugestões de última hora para passagem de ano

Um olhar sobre Lisboa do Tejo